Gestão Fiscal MGP Contabilidade

 Uma das áreas mais importantes da empresa, pois envolve toda a tributação a qual a empresa está sujeita e pode acarretar em fiscalização e autos de infração.

Isto requer constante atualização profissional através de cursos e estudos na legislação e sua alterações.

Serviços do Departamento Fiscal:

Enquadramento da empresa no regime tributário adequado
(Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, Lucro Real Estimado)

É importante o enquadramento adequado de sua empresa. Há setores da economia e portes de empresa que são obrigados a adotarem o regime determinado pelo governo. O planejamento tributário é de extrema importância para a empresa, pois é uma análise da tributação mais vantajosa para a empresa, pagamento menos impostos dentro da legalidade.

Apuração de impostos (Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, etc)

O cálculo dos impostos é feito de acordo com o faturamento e receitas auferidas durante o mês. Cada tributo tem seu cálculo específico, divergindo em base de cálculo e alíquota. Ao recebermos o movimento mensal de sua empresa, procedemos com a apuração e enviamos os darfs e guias de pagamento assim que finalizamos, para que seja possível planejar seu pagamento com antecedência, preparando Caixa e adaptando com outras despesas e custos.

 Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/Cofins/CSLL, etc)

O instituto de retenção de impostos na fonte foi criado para que um contribuinte fiscalize o outro, tornando-se então o tomador do serviço o responsável tributário pelo recolhimento do tributo devido. Isso significa que tal obrigação sua empresa responsável pelo recolhimento dos tributos devidos ao tomar determinados serviços, o que, quando da cobrança o pelo fisco, será feita a sua empresa e não à pessoa de quem prestou o serviço.

Escrituração de Livros Fiscais

(Livro de Entradas, Livro de Saídas, Livro de Registro de Apuração de ICMS, entre outros)Como parte de obrigação estadual estão os livros da empresa. Toda empresa deve manter sua escrituração fiscal em dia e, ao final de cada exercício, manter a guarda dos livros mencionados.

 SPED Fiscal

 O SPED Fiscal já está sendo exigido em alguns setores da economia. Logo será exigido também para todas as empresas.